A Microsoft confirmou a existência de seis versões diferentes do Windows 7. Isto é idêntico ao que foi feito com o Vista, embora você não verá o Windows 7 Home Basic nas prateleiras de venda. Também não vai contar com o Windows 7 Starter, dependendo do local onde mora e do hardware que estiver usando.

Ficou confuso? Então acompanhe a descrição dessas versões do Windows 7, por ordem de complexidade. E saiba também onde (e se ) estarão disponíveis e como instalar.

Windows 7 Starter
Falta: Aprimoramento da função Aero; habilidade de executar mais de três programas simultaneamente; criações HomeGroup; capacidades completas de mobilidade.
Disponibilidade: Apenas para mercados emergentes, instalado em máquinas OEM específicas e limitada por certos tipos de hardware.

Windows 7 Home Basic
Falta: Aprimoramento da função Aero; previews em thumbnail; compartilhamento da conexão de internet.
Disponibilidade: Apenas mercados emergentes (nada de Estados Unidos, Europa ocidental, Japão e outros países desenvolvidos).

Windows 7 Home Premium
Inclui: Melhorias na função Aero; capacidade multitoque; funcionalidade de mídia para rodar filmes e gravar DVDs; habilidade de criar grupos de rede doméstica.
Disponibilidade: No mundo todo.

Windows 7 Professional
Inclui: Melhorias nas funções de network; backup avançado; impressão inteligente; pastas offline; Mobility Center; Modo Apresentação.
Disponibilidade: No mundo todo.

Windows 7 Enterprise
Inclui: Branch Cache; DirectAccess; BitLocker; AppLocker; boot a partir de suporte VHD.
Disponibilidade: Apenas licenças por volume.

Windows 7 Ultimate
Inclui: Tudo. Todas as funções. Não é apenas uma porção de extras Ultimate – a Microsoft captou a noção de add-ons para seus futuros sistemas operacionais.
Disponibilidade: Limitada.

O que escolher e como instalar
A Microsoft calcula que as versões Windows 7 Home Premium e Windows 7 Professional sejam as mais vendidas. A primeira visa os antigos usuários, enquanto a outra versão deve ser a escolhida por pequenas e médias empresas.

A Microsoft ainda não divulgou suas sugestões e recomendações oficiais quanto aos requisitos de hardware para cada versão, portanto fique atento. Porém, a empresa  alega que as várias edições do Windows 7 poderão ser executadas “em uma vasta gama de hardwares, de netbooks a desktops para gamers.”

A empresa também ainda está para anunciar os valores dos produtos Windows 7. Fazer upgrade a partir de uma versão inferior do Windows 7 para uma com mais variedades, será manuseado pelas funções de upgrade da Microsoft. Para mudar de uma versão do Vista para uma do Windows 7 não será necessário nenhum tipo de reformatação.

Ou seja, o novo sistema operacional pode ser instalado diretamente sobre uma edição do Vista sem complicações. Porém, migrar do XP para o Windows 7 requererá uma instalação mais detalhada, visto que irá pular de uma versão de 32-bit para uma de 64-bit.